Português Italian English Spanish

Prefeito acende Chanukiá em Grossos



A festa de Chanucá é celebrada durante oito dias, do dia 25 de Kislev ao 2 de Tevet (ou o 3 de Tevet, quando Kislev só tem 29 dias). Durante esta festa se acende uma Chanukiá, ou candelabro de 9 braços (incluindo o central e maior, denominado Shamash, ou servente). Na primeira noite acende-se apenas o braço maior e uma vela, e a cada noite se vai acrescentando uma vela, até que no oitavo dia o candelabro está completamente aceso. Este ritual comemora o milagre do azeite que queimou por oito dias no candelabro do Templo de Jerusalém.

Chanucá ou Hanucá (???? ?anukkah ou ????? ?anukkah) é uma festa judaica, também conhecido como o Festival das luzes. "Chanucá" é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias. Uma vez que na tradição judaica o dia do calendário começa no pôr-do-sol, o Chanucá começa no 25º dia.

Neste dia 10 o prefeito de Grossos José Maurício Filho prestigiou Associação Israelita de Grossos acendendo as oito chamas de hanuká lembrando que poucas cidades pequenas do Rio Grande do Norte mantém uma Comunidade Judaica que é ativa e sionista. Preocupado com a situação e o desenvolvimento do Estado de Israel, tem tentado juntamente com o Centro Israelita e os demais órgãos judaicos implementar melhorias na área de agricultura e quiça na educação do município.

O Prefeito José Maurício como sempre tem apoiado todas as religiões do município e não esqueceu do pequeno grupo de judeus inclusive, ajudou na audiência pública com a Universidade ben-gurion do negev e tem se esforçado para fazer acordos e parcerias para o desenvolvimento do município.

  Veja Mais

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário