Português Italian English Spanish

Frutas do Amazonas dessa vez o Abiu

Frutas do Amazonas dessa vez o Abiu


O Abiu é uma fruta extremamente doce, muito apreciado pela mulheres produz em abundancia no Estado do Amazonas e Pará e em toda a região norte, mais também pode ser cultivado no nordeste. Essa planta só não tolera a seca, ou seja pode ser cultivada na região mais suas raízes devem receber rega diária no período da estiagem.

  

ABIU
 

A fruta é uma baga com formato de globo ou elipsoide de extremidade arredondada ou afilada, medindo em média 8cm de comprimento por 6cm de diâmetro, possui consistência grossa, porém pouco densa, superfície lisa, coloração da casca amarelada ou amarelo-esverdeado-brilhante.

Muito apreciado principalmente pelas mulheres por seu sabor muito doce. Ao ser degustado verte uma seiva que deixa os lábios pegajosos. Um dos ditos popular diz que é a fruta do segredo pois quando alguém é de poucas palavras dizem parece que comeu Abiu.

Abiu é o fruto do abieiro, árvore da família Sapotácea, uma planta nativa da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira do Brasil, de Pernambuco ao Rio de Janeiro. Fruto bom de comer in natura, tirado do pé, ainda com comércio restrito.

A copa do abieiro chega a 8 metros de diâmetro e conta com flores amarelas que se mantêm abertas por mais de 24 horas, possibilitando a polinização por insetos tanto de hábitos noturnos quanto diurnos. As florações da fruteira variam de acordo com a região do plantio, sendo três na Amazônia Central, por exemplo, com picos entre março e setembro e produção de frutos em abril, junho e outubro. Na Amazônia Oriental brasileira, a frutificação concentra-se nos primeiros meses do ano. 

A fruta tem uma boa quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais e, na medicina popular é usada para tratar anemias, disenterias, dor de ouvido, malária, bronquite, desnutrição e problemas respiratórios, dizem que até pode curar pneumonia.

Cultivo

Como plantar: Além de viveiristas, sobretudo localizados no Estado do Pará, mudas enxertadas estão disponíveis até por meio do comércio eletrônico. Antes de comprar, porém, obtenha referências sobre o estabelecimento, para garantir uma aquisição segura. O campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também fornece garfos, enquanto a Embrapa Amazônia Oriental, sementes na época da safra.

Ambiente: Quente e úmido, com chuvas distribuídas o ano todo, é o ideal para o plantio do abieiro, que não suporta geadas. A espécie também se adapta a locais com temperaturas mais amenas (clima subtropical). A planta de abiu deve ser cultivada, contudo, em áreas com pleno sol, para atingir uma produção de frutos vigorosa, desde que não seja submetida a seca.

Florada e Colheita:

Florescem nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro do ano seguinte. O abieiro é uma árvore lactescente de porte médio, podendo alcançar até 20 metros de altura.
Nome científico: (Lucuma caimito ou Pouteria caimito)