Português Italian English Spanish

A Bela e tradicional Mossoró meu Xodó.


Mossoró é uma Cidade do Rio Grande do Norte RN cheia de belas Histórias e de Muita Tradição!

       Mossoró no RN eita Cidade Tradicional e Cheia de Belas Histórias.

 Quando foi fundada Mossoró?
Em 05 de agosto de 1772 foi fundada a capela de Santa Luzia, que viria a ser o marco inicial da construção da nossa cidade. Em 1862 a capela foi demolida e sob seus alicerces foi construída a Igreja Matriz. Esta ainda foi reformada em 1878, 1879, 1880. Em 1862, a população total de Mossoró era de 2 493 pessoas, entre os quais 153 eram escravos. ... A ideia de abolir a escravidão ocorreu por volta de 1881. Finalmente, em 30 de setembro de 1883, o principal objetivo do movimento abolicionista foi alcançado e a escravidão foi oficialmente abolida.

Porque Mossoró tem esse nome?
Não se sabe ao certo a origem do topônimo "Mossoró", mas existem várias versões contadas a respeito desse assunto. Conta-se que o nome provém de "Monxoró", nome atribuído aos primeiras indígenas que habitavam a região. ... O nome vem do tupi e quer dizer erosão, corte, ruptura (referindo-se ao Rio Moçoró).

Quem nasce em Mossoró é?
O Gentílico de Mossoró é Mossoroense.
 O município Mossoró está localizado no Estado Brasileiro Rio Grande do Norte - RN. Situado no oeste Potiguar, Região Nordeste do país. Mossoró possuí uma área total de 2.099,33 Km². Sua população no ano de 2010 era de 259.815 habitantes. Quem nasce ou reside na cidade de Mossoró é chamado de Mossoroense.

Quantos anos tem  Mossoró?
A primeira formação administrativa Mossoroense ocorreu em 27 de outubro de 1842, quando foi criado o distrito de Mossoró, anexado e subordinado a Assú (na época chamada de "Princesa"), sendo, quase dez anos depois, elevado à categoria de vila e se emancipando de Assú, sendo elevada à categoria de cidade Mossoró comemora mais de 166 anos de Emancipação Política. No dia 15 de março de 1852, o povoado de Santa Luzia de Mossoró passou a categoria de Vila, através do Decreto Provincial de nº 246, sancionado pelo Dr. José Joaquim da Cunha, Presidente da Província do Rio Grande do Norte.

Abençoada e privilegiada por DEUS a cidade é Localizada por natureza estrategicamente entre duas capitais, Natal e Fortaleza, às quais são ligadas pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do Nordeste e atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraentes para investimentos no Brazil. O município é o maior produtor em terra de petróleo no país, como também de sal marinho. A apicultura artesanal e a fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do estado, tendo um dos maiores PIB per capita da região.

Tem folclore e arte de Mossoró?
Com uma história riquíssima de cordel, as festividades realizadas na cidade tem excelente material nas mãos de seu povo criativo e anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas, como o Mossoró Cidade Junina, um dos maiores arraias do Brasil, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre. O Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas juninas do Nordeste brasileiro, chegando a atrair mais de um milhão de turistas, acontece desde 1996 na estação das artes, ao longo do mês de junho. Conta com apresentações de quadrilhas e apresentações musicais, além de barracas com comidas típicas e projetos culturais. Durante o evento acontece um espetáculo teatral, a Chuva de Bala no País de Mossoró, que lembra a trajetória do cangaceiro Lampião e seu bando na cidade (1927), é realizado desde 2003 em frente à capela de São Vicente, local dos confrontos entre o bando e a população local.

Como é a Cultura de Mossoró?
Reduto cultural raiz, o município marca pelo Motim das Mulheres, pelo primeiro voto feminino do país, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea, sem falar da resistência histórica e verdadeira que desbaratou a temida quadrilha do bando de Lampião. O município foi desmembrado de Assú em 1852 e tinha o nome de Vila de Santa Luzia de Mossoró. Hoje, conhecida como a "Capital do Oeste", destaca-se também pelo turismo de negócios.

Culinária de Mossoró tem?
O destaque fica para a carne de sol, queijos de coalho, queijo manteiga (amarelado e oleoso, com uma textura macia, e tem um gosto ligeiramente salgado), sequilhos, manguzá, umbuzada, filhós com mel, "caviar de caju" bolos, biscoitos artesanais, etc
Outros atrativos são a melhor buchada de bode mundo acompanhada de cuscuz, outas iguarias são o baião de dois (feijão mais arroz cozinhados na mesma panela com adição de vários ingredientes e temperos) e a galinha a cabidela (ou galinha ao molho pardo). Existe também a "Carne de Sol à Moda Potiguar" diferenciada principalmente pelos acompanhamentos: farofa d'água ou do sertão (farinha de mandioca com cebola e coentro), arroz de leite, feijão verde ou de corda, macaxeira frita ou cozida, salada básica (alface, tomate e cebola) e manteiga da terra (feita de leite natural integral.