Português Italian English Spanish

Sorvete à base da folha de carnáuba??

Sorvete à base da folha de carnáuba??


Em 2018, a Food and Drug Administration (FDA), órgão que regulamenta e controla os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, baniu o uso de gorduras trans e gorduras parcialmente hidrogenadas das formulações de alimentos, por conta dos danos causados à saúde humana. Pensando nisso, a pesquisadora na área de Ciências dos Alimentos Rafaela Airoldi, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), desenvolveu uma gordura à base de cera e óleo vegetal da carnaúba, considerada mais saudável e que já foi testada em sorvete de baunilha.

O produto é resultado de técnica de estruturação de óleos e gorduras para desenvolver o oleogel, junção de óleo vegetal e de cera da da carnaúba, para ser aplicado em formulações de alimentos. Com essa técnica é possível tornar um óleo vegetal, que é líquido em temperatura ambiente, em uma gordura sólida sem que haja alterações químicas no óleo.

“As avaliações sensoriais e físico-químicas do sorvete se mostraram muito promissoras, principalmente com relação a aceitabilidade dos consumidores’’, diz Rafaela,

Ela selecionou o oleogel com óleo de soja e 6% de cera da palmeira para a formulação de três amostras de sorvete. A primeira, amostra controle, utilizou manteiga como fonte de gordura, e as outras duas variaram entre 50% e 100% de substituição da gordura pelo oleogel formulado.

Fonte:https://alavoura.com.br/pesquisa-inovacao/tecnologia-de-alimentos/extrato-da-folha-da-carnauba-substitui-gordura-trans-em-sorvetes/